Destaques
....Em atualização

Kizito "Estou aqui para aprender e ajudar o Leixões"

O avançado do Leixões é o primeiro ugandês a actuar nos escalões profissionais em Portugal. 
Nos três jogos que fez marcou outros tantos golos Proveniente de um país virado para o atletismo, William Kizito dedicou-se a correr... atrás da bola. Ele é o primeiro futebolista nascido no Uganda a actuar em Portugal. 
O avançado chegou discretamente ao Leixões e ao futebol português. “Não esperava chegar aqui tão depressa, mas quando me foi proposto vir à experiência a Portugal, não hesitei. Tenho muito apoio dos colegas, técnicos e direcção, e apesar das saudades de estar longe da família, sinto-me em casa”, garantiu Kizito num bom inglês, recusando protagonismo pelos golos marcados. “Somos uma equipa e eu apenas faço parte dela. Não esperava marcar em todos os jogos, mas estou aqui para aprender e ajudar o Leixões. Quero ser cada vez mais forte para mais tarde poder saltar para um clube maior”, disse. 
O jogador leixonense vê um mar de diferenças entre o futebol ugandês e o português, considerando o do seu país “mais musculado” e o luso “mais técnico”. Para já quer aprender e evoluir para poder afirmar-se na seleção do Uganda. Em África, Kizito deixou a mãeeseis irmãos – o pai faleceu quando ele tinha apenas três anos e a família passou períodos difíceis. “Jogava na rua quando o técnico Lubela Julius me viu e levou-me para uma academia. O meu percurso começou aí, até chegar a profissional.” No futebol português William admira o Braga pela forma como joga e conhece os estádios da Luz e do Dragão pela televisão, “de ver os jogos da Champions”. Vive sozinho e por vezes sente saudade do seu país, mas o apoio que recebe fá-lo sentir-se “bem”. 
“Ser o primeiro jogador ugandês em Portugal dá-me mais responsabilidade, porque estou a representar o meu país”, disse, orgulhoso, Kizito, adepto de música Rap, que houve sempre que pode.
OJOGO
Partilha no Google +

About Hugo Alves

---.
    Blogger Comment
    Facebook Comment