Realizaram-se, nos dias 18, 19 e 20, os Campeonatos Nacionais de Infantis, nas Piscinas Municipais de Famalicão, prova em que o Leixões Sport Clube se fez representar por 7 nadadores (Ana Costa, Ana Barbosa, Catarina Remelgado, Cláudia Ferreira, João Duro, Mariana Santos e Tiago Oliveira).Durante os três dias de competição, foi com agrado que se registou uma grande concentração por parte dos nadadores, procurando sempre realizar as suas melhores marcas, prestigiando assim o clube que representam; com efeito, ainda na sexta feira, os nadadores Tiago Oliveira e Ana Costa, nos 400 Estilos, Catarina Remelgado, nos 100 Costas e Ana Costa, Cláudia Ferreira, Ana Barbosa e Mariana Santos, na Estafeta de 4x200 livres, estabeleceram marcas muito interessantes nas provas disputadas.
Individualmente, fica o registo da progressiva melhoria, ao longo dos Campeonatos, do nadador João Duro que, estando a realizar os seus primeiros Campeonatos Nacionais revelou algum nervosismo inicial, que foi corrigindo ao longo das provas, terminando em beleza, ao vencer a sua série dos 100 livres, já no Domingo de tarde.A grande surpresa dos Campeonatos veio da nadadora Catarina Remelgado; estando posicionada como a nadadora menos cotada de todas as participantes, fez das fraquezas, forças e cumprindo escrupulosamente as indicações recebidas, alcançou marcas fantásticas, tendo conseguido uma melhoria cronométrica e na classificação só ao alcance daqueles que foram talhados para vencer; senão vejamos:
- Nos 100 livres, passou do último lugar para o sexto, retirando quase 3 eternos segundos á sua melhor marca.
- Nos 200 livres, fez levantar as bancadas!!! Arrasou por completo as suas adversárias directas, retirando 7 segundos á sua anterior marca, passando do último lugar para a quinta posição, “em cima” dos lugares de pódio.
- Na prova dos 100 m Mariposa (a última que disputou), e mesmo completamente desgastada pelo esforço anterior, não deixou de demonstrar a garra que caracteriza os nadadores do Leixões; o incentivo da claque, os aplausos, toda a falange de apoio do Leixões (e eram tantos...) catapultaram-na para um resultado (5º lugar Nacional) que, não foi histórico por algumas décimas de segundo. Ainda assim, ficou no mesmo segundo (1.16) das nadadoras que subiram ao pódio nessa prova. A satisfação da nadadora por estes seus primeiros Campeonatos é reveladora da garra, da concentração e da vontade de se superar que evidenciou ao longo das provas, não se deixando intimidar em nenhuma situação, procurando sempre dar o seu melhor. Esteve fantástica e pôs as bancadas a gritar bem alto o nome do Leixões!!!!O grande destaque destes Campeonatos vai, evidentemente, para o nadador Tiago Oliveira que, ao sagrar-se Campeão Nacional nos 400 livres e nos 1500 livres, terminou em beleza uma época recheada de sucessos; depois dos títulos de Campeão Regional, de Campeão Zonal, só faltava o mais apetecido: e conseguiu-o, logo por duas vezes.
Nos 400 livres, partiu com o 7º tempo de inscrição, na pista 1, sendo um dos nadadores menos cotados dessa prova; procurou a surpresa, cumpriu as indicações recebidas, arriscou tudo no sonho, acreditou em si, agradeceu o apoio das bancadas com um esforço digno de quem não se deixa vencer e ganhou!!! Ganhou, provocando uma onda de entusiasmo que contagiou todos os presentes e ajudou a motivar os seus colegas de equipa.
A prova de 1500 metros (a mais longa do calendário) em que o Tiago participou foi muito competitiva e disputada; partindo com o melhor tempo de inscrição, poder-se-ia pensar que iria ser fácil a conquista de mais um título para o Leixões: nada mais falso. Houve 5 nadadores que, até aos últimos metros disputaram o título. Durante a prova assistiu-se a uma alternância na liderança, o que deixou todos os presentes na expectativa do vencedor: para essa decisão foi determinante a grande capacidade de superação do nosso nadador, e com um esforço formidável nos últimos 200 metros, venceu a prova por umas escassas 4 décimas de segundo!! Mas venceu, pagando de uma só vez a dívida que tinha para com aqueles que, durante 17 minutos e 45 segundos ( o seu tempo final ) não lhe regatearam apoio, não se tendo sentado uma única vez. Terminou, assim, em beleza, a época desportiva deste escalão – infantis, liderado pelo Prof Pedro Lima, que promete na próxima época reiniciar todo o processo de treino com empenho, com trabalho e com o espírito de superação que caracteriza os nadadores deste grandioso Clube. FORÇA LEIXÕES!!!!!!
fonte: site LSC
0 desabafos :
Enviar um comentário