Destaques
....Em atualização

Mota quer começar bem o ano

O treinador do Leixões, José Mota, disse esta quinta-feira que espera defrontar uma Académica cautelosa, na partida inaugural da 13.ª jornada da Liga portuguesa de futebol, na sexta-feira, mas quer vencer para "começar bem" o ano.
"Em circunstâncias normais, a Académica teria a iniciativa do jogo e um futebol mais positivo, mas não é isso que vai acontecer, pelo que posso depreender das declarações do treinador (Domingos Paciência)", afirmou José Mota.
Na quarta-feira, em conferência de imprensa, Domingos Paciência atribuiu o favoritismo ao Leixões - segundo classificado da Liga (24 pontos), a par do FC Porto e a dois pontos do líder Benfica -, mas José Mota leu essas declarações como uma forma de "usar o momento do Leixões como motivação". No entanto, o treinador nortenho considera que essa estratégia também "enaltece" a carreira da sua equipa, dando-lhe alento para "começar bem o ano" e "transferir para 2009 tudo o que de bom foi feito em 2008".
Porém, o Leixões já não vence há três jornadas - o último triunfo foi obtido no terreno do Rio Ave (2-1), a 21 de Novembro -, um facto que José Mota atribuiu ao "maior conhecimento", por parte dos adversários, da maneira como joga o Leixões.
"As equipas olham para nós de maneira diferente, dão-nos mais a iniciativa de jogo e preenchem melhor os espaços defensivos", sublinhou o técnico, que considera que quem "errar menos" sairá vencedor do confronto de sexta-feira.
"O Leixões pretende ser uma equipa compacta, não dar grandes espaços, porque sabemos que a Académica tem homens rápidos na frente de ataque e está motivada com os últimos resultados", declarou.
O clube de Matosinhos pode subir provisoriamente à liderança da Liga, se bater a Académica, já que o líder Benfica apenas joga no domingo, frente ao Trofense, mas José Mota diz que isso "não é um dado muito importante".
"A pressão do Leixões é a mesma desde início do campeonato, queremos vencer jogo a jogo. Gostamos de estar na vice-liderança, mas não vamos, para já, alterar uma vírgula aos objectivos de início de época (a manutenção na Liga)", revelou.
José Mota afirmou que não tem "medo" de eventuais saídas do plantel na reabertura de mercado, mas esclareceu que era seu desejo "manter" o actual grupo.
O treinador destacou também a maturidade com que os seus jogadores têm abordado as notícias de potenciais transferências: "eles têm sabido viver com isso e têm de perceber que as coisas acontecem na vida de uma forma natural, nunca por imposição ou exigência".
José Mota referiu ainda que a aquisição de mais um avançado é "fundamental", face à lesão de Roberto, que só deve regressar dentro de dois meses.
O encontro entre Académica e Leixões está agendado para as 20:30 de sexta-feira, no Estádio Cidade de Coimbra, e será arbitrado por Duarte Gomes, de Lisboa.
fonte: rtp.pt
Partilha no Google +

About Hugo Alves

---.
    Blogger Comment
    Facebook Comment