Destaques
....Em atualização

Natação > Destaques para a natação adaptada

Telmo Dias e Diana Torres (esq. e centro)

A natação do Leixões Sport Club continua a dar cartas na modalidade, com a conquista de vários títulos nacionais. Esta época, arrancámos com a secção de natação adaptada e os êxitos sucedem-se em catadupa. 

No último fim-de-semana, nas Piscinas Municipais de Estarreja, realizou-se o Campeonato Nacional de Inverno, organizado pela Associação Nacional de Desporto para Deficientes Intelectuais, e o nosso Clube esteve em grande com a conquista de quatro títulos nacionais: três foram obra de Telmo Dias e um da autoria de Diana Torres. Marcaram presença nesta competição cerca de uma centena de nadadores, em representação de 18 equipas nacionais. 
O Leixões esteve representado pelos nadadores Telmo Dias, Diana Torres e Renata Pinto, nadando esta última atleta as provas extra-competição, uma vez que está enquadrada na área motora. Quem se deslocou às Piscinas de Estarreja teve a oportunidade de assistir a uma extraordinária performance dos nadadores Leixonenses. Com efeito, foram diversas vezes referenciados por todos quantos assistiram às suas provas como detentores de uma técnica superior, o que faz perspectivar um futuro ao mais alto nível para qualquer um destes três representantes da Natação Adaptada Leixonense. O Telmo Dias foi um gigante, ao sagrar-se tricampeão nacional, nas provas de 100 e 200 metros costas e de 400 metros livres, conquistando ainda o título de vice-campeão nacional nos 200 metros livres. Em todas estas distâncias Telmo obteve os mínimos “B” de participação para os próximos Campeonatos do Mundo, a realizar em Novembro, em Itália. Apesar de ainda não estarem publicados os critérios de selecção para estes Campeonatos, a participação do Telmo nesta prova é cada vez mais uma certeza, se considerarmos que se encontra numa fase ascendente de forma e que possui uma margem de progressão enorme, denotando um desempenho técnico cada vez mais perfeito. Continuando a trabalhar com a alegria que o caracteriza, Telmo Dias marcará, sem dificuldades, presença nos Campeonatos do Mundo. A Diana Torres iniciou a sua participação nesta modalidade há apenas 5 meses, com apenas 12 anos, e já se sagrou campeã nacional Absoluta na prova de 100 metros costas. 
A nossa atleta foi ainda vice-campeã nos 50 metros costas e obteve ainda um 3.º lugar nos 200 metros costas. Diana também realizou mínimos que dão acesso às provas internacionais, nas quais só não pode participar por limite de idade. Mas continuando a evoluir desta forma, a médio prazo, estamos perante uma nadadora de selecção nacional. Finalmente, a Renata Pinto, apesar de participar extra-competição, voltou a assumir-se como uma das grandes esperanças da natação Nacional. Com apenas 12 anos, Renata venceu as 4 provas que disputou (400 metros estilos, 400 metros livres, 200 metros costas e 200 metros bruços). Nos 400 metros livres, a nossa jovem nadadora ficou a apenas 6 segundos do Recorde Nacional, o que assume mais relevância se pensarmos que é a prova em que se sente menos confortável. 
A prestação técnica superior de Renata foi digna de registo por parte dos mais altos responsáveis da natação Paralímpica Nacional, encantando todos (e foram muitos) os que tiveram o privilégio de assistir atentamente às suas provas. 

A natação adaptada vai de vento em popa 
Na época desportiva 2010/2011, o Leixões Sport Clube estreou-se na modalidade de Natação Adaptada, através da nadadora Renata Pinto, que se sagrou Campeã Nacional nos 100 metros bruços e vice-campeã na prova de 100 metros livres. Esses feitos deram o mote para a dinamização desta valência na secção de Natação do nosso Clube. 
Na presente época mais dois nadadores (Diana Torres e Telmo Dias) aderiram a este projecto que, com apenas duas provas disputadas, já proporcionou ao Leixões dois Recordes Nacionais (Renata Pinto, nos 100 metros costas e nos 200 metros estilos) e quatro títulos nacionais (três por Telmo Dias e um por Diana Torres). Esta excelência de resultados já foi referenciada pelas instituições que gerem o Desporto Nacional, perspectivando-se um futuro desportivo ao mais elevado nível para qualquer um destes três nadadores. Com uma margem de progressão muito significativa é de prever que muitos mais recordes nacionais sejam obtidos a curto prazo, não sendo de descartar igualmente resultados internacionais de relevo. 
Refira-se, por exemplo, que Telmo Dias vai tentar bater um Recorde da Europa, já no próximo sábado, 25 de Fevereiro, na Póvoa de Varzim. Neste projecto, que se pretende cada vez mais abrangente, têm lugar todos aqueles que queiram, através do Desporto, superar as adversidades, afirmando-se como pessoas de pleno direito na sociedade.
SiteOficialLeixõesSC
Partilha no Google +

About Hugo Alves

---.
    Blogger Comment
    Facebook Comment