Destaques
....Em atualização

ENTREVISTA BLOG LEIXÕES > José Pedro Cepeda em exclusivo

Nasceu a 16 de Fevereiro de 1991 na cidade de Braga mas desde muito cedo se mudou para a cidade invicta. José Pedro Cepeda é um dos jovens que alinha na equipa de Juniores do Leixões Sport Club tendo sido também chamado para desempenhar a função de defesa em alguns jogos da Liga Intercalar. Está por empréstimo do Futebol Clube do Porto mas tem o orgulho de poder vestir a camisola rubro-e-branca. Conheça um pouco José Pedro Cepeda, o central dos juniores!

Quem é o José Pedro Cepeda?
O José Pedro Cepeda é um rapaz normal de 19 anos , como tantos outros , que estuda , está com a família , com os amigos e que tem um sonho pelo qual luta todos os dias que é o de ser jogador profissional de futebol.

O José que as pessoas conhecem dentro das 4 linhas é o mesmo fora delas?
Dentro das 4 linhas sinto-me diferente, ali estou noutra dimensão, ninguém é capaz de me atingir, sinto-me mais forte, mais concentrado e capaz de tudo... por isso é que por vezes exagero na agressividade e na forma de comunicar e daí as pessoas acharem que eu tenho que melhorar o aspecto psicológico. Fora das 4 linhas sou uma pessoa muito sociável, dou-me muito bem com toda a gente, gosto de conversar e estar sempre tranquilo.

Como é que te descreves como jogador?
Como jogador acho que sou um central determinado, sinto que tenho uma boa capacidade de passe, um bom jogo aéreo, sou agressivo... Ainda tenho muitas coisas a melhorar e tento melhorá-las todos os dias nos treinos e nos jogos, só assim conseguirei atingir o topo que é o meu objectivo .

Como é que um jogador nascido em Braga vem parar ao Leixões?
É verdade. Eu nasci em Braga porque na altura a minha mãe morava lá mas passadas 2 semanas vim logo para o Porto... aos 6 anos o meu avô levou-me ao Gondomar SC para treinar porque eu passava a vida a jogar à bola no parque aqui de casa. No 1º ano não fui inscrito e jogava pela equipa B, depois fomos vice-campeões (só perdemos com o FC Porto) e passados 2 anos fui para o Porto no meu útimo ano de Escolas. No Porto joguei desde Escolas até aos Juniores, foi dos 8 aos 18, vindo depois acabar a formação ao Leixões.

Chegas ao Leixões por empréstimo do FC Porto. Achas que estes protocolos de formação são essenciais para o desenvolvimento de um jogador?
É sempre bom quando um jogador é dispensado, neste caso do FCP, e sabe que servindo bem o clube para onde será enviado poderá voltar para continuar a sua caminhada até ao topo, isso só pode ser visto com bons olhos, tanto pelos jogadores como pelos clubes porque todos saem a ganhar, neste caso específico o FCP que empresta, o Leixões que recebe e os jogadores que saem valorizados com toda esta "história" .

Como é que te surge a hipótese e oportunidade de vires para o Leixões juntamente com mais colegas?
Como disse anteriormente, aqui podemos ser mais valorizados e as pessoas estão mais atentas a nós. Tenho que ver com agrado que isso aconteça porque é um grande clube com muita história e com uns adeptos fantásticos que apoiam muito a equipa mesmo nos maus momentos...

Depois de uma fase inicial menos positiva, os Juniores A estão a meio da tabela com bons jogos disputados. Como é que viste a mudança do treinador?
A mudança foi boa para a equipa, os jogadores sentiam que não estávamos bem e que cada vez nos íamos afundando mais, mesmo que trabalhássemos as coisas não aconteciam e começamos a baixar os braços... no futebol os resultados são o mais importante e os resultados não apareciam.

Como é descreves o Joaquim Santos, vosso treinador nos juniores?
O Mister é uma pessoa que tem a perfeita noção do que é o futebol, já foi jogador e tem uma excelente forma de lidar com a equipa, sabe os pontos fortes e fracos de cada jogador e sabe utilizar isso a nosso favor para cada jogo, só tenho coisas boas para dizer dele porque foi ele que nos tirou do "buraco" e nos deu alento para continuar, promovendo o espírito de grupo e a união, principalmente .

Tens sido elogiado pela crítica como sendo o “central” da Liga Intercalar no que respeita ao Leixões. Como é que recebes estes elogios?
É sempre bom receber elogios desta natureza, gosto quando as pessoas apreciam e dão valor ao meu trabalho porque todos os dias me esforço e dou o máximo para que possa melhorar . Sinto me bem quando vou à Liga Intercalar e ouço as pessoas a puxarem por mim e pela equipa, os adeptos são muito próximos à equipa o que é muito bom.

Tem sido bom estar ao lado dos seniores do Leixões na Liga Intercalar?
Poder partilhar o mesmo espaço que jogadores seniores de uma equipa do 1º escalão português era impensável há 2, 3 anos atrás, nunca pensava nisso como uma possibilidade a curto prazo. A Liga Intercalar é uma excelente competição para os jovens poderem mostrar o seu valor no seio dos seniores, é bom poderem mostrar que já se sentem bem para jogar com eles, nas mesmas competições e estar ao lado deles às quartas feiras dá sempre um novo alento e é sempre bom para nós .

Como futebolista como é que vês a situação actual da Liga Portuguesa?
Acho que a Liga Portuguesa precisa de mudar, mudar de mentalidade principalmente, a quantidade de jogadores estrangeiros em Portugal é preocupante, temos muitos bons jogadores formados cá que não são aproveitados e que seria muito mais vantajoso financeiramente para todas as equipas , em relação a outras questões não sou a pessoa indicada para falar disso pois não estou muito dentro dos assuntos.

Quem é que vai ganhar o campeonato?
Nos juniores torço para que seja o FC Porto , foi a minha equipa durante anos e acredito que com jogadores com qualidade como eles têm podem aspirar a ser campeões. Na Liga Sagres o Benfica está muito bem encaminhado e depois da vitória frente ao Braga tudo ficou mais fácil.

Se eu te pedisse para descreveres o Leixões agora o que é que dirias?
É um grande clube, com uma boa dimensão, adeptos muito fervorosos e que estão sempre com a equipa no melhor e no pior, hoje em dia é o mais importante, é um orgulho poder servir este clube .

Uma última palavra para os leixonenses!
Apareçam no Estádio do Padroense sábado às 16h para apoiar os juniores [Leixões - Gil Vicente], todos juntos vamos ultrapassar este ultimo obstáculo !

Numa palavra…
Um local? Praia
Matosinhos ou Braga? Matosinhos
Leixões SC ou FC Porto? Está difícil…
Um restaurante? MacDonald’s
Um bar/discoteca? Galerias Paris
Um local de férias? Algarve
Um jogador? Cristiano Ronaldo
Uma personalidade? José Mourinho
Um objecto? Bola


PS - O Blog Leixões agradece a disponibilidade imediata dispensada pelo José Pedro Cepeda!
Obrigado por tudo!
Partilha no Google +

About Hugo Alves

---.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

6 desabafos :

Bruno disse...

Boa entrevista!

Para o ano estás no Leixões senior de certeza

Hugo Alves disse...

espera-se que fique por cá... vi o jogo dele ontem... Bom jogador

Anónimo disse...

mais um que nao sabe o significado da palavra Leixões...enfim a memsa vergonha de sempre e la se vai a mistica...ja agora este é o pior ano dos ultimos 10 em termos de resultados desportivos e memso assim bora la ficar cm a merda que ver de la de la da circunvalação...enfim
LEIXOES 1907

Anónimo disse...

Achei esta entrevista de um grande nivel digno de crake, com este pensar não vai demorar a se evidenciar, já tive o previlegio de o ver jogar e acredito que vai ser um grande central e um grande HOMEM.E para as pessoas que dizem que o Zé não sabe o significado da palavra LEIXÕES é porque não o viu a jogar (os cães ladram e a caravana passa) BOA SORTE CAMPEÃO.

Anónimo disse...

Achei esta entrevista de um grande nivel digno de crake, com este pensar não vai demorar a se evidenciar, já tive o previlegio de o ver jogar e acredito que vai ser um grande central e um grande HOMEM.E para as pessoas que dizem que o Zé não sabe o significado da palavra LEIXÕES é porque não o viu a jogar (os cães ladram e a caravana passa) BOA SORTE CAMPEÃO.

Rui Cepeda disse...

Eu gostei muito do que vi. Já tive a vê-lo jogar e achei que desempenha bem o seu papel. Um próximo craque!
O treinador se lhe der oportunidades ele vai brilhar.
Força Zé Pedro!!