Destaques
....Em atualização

Leixões também é líder na Europa

Numa altura em que termina o primeiro terço da Liga Sagres, o Leixões pode perder hoje a sua surpreendente liderança da Liga Sagres - isto caso o Benfica vença o Setúbal - depois do 1-1 caseiro frente à Naval, na passada sexta-feira. Contudo, o empate consentido não belisca uma realidade de sucesso da equipa que ultrapassa já as fronteiras de Portugal. É que a equipa de José Mota contabiliza números espantosos, quando comparados com clubes europeus de muito maiores recursos financeiros e objectivos, leia-se Barcelona, Chelsea, Inter de Milão ou Lyon, para só citar alguns.
O clube de Matosinhos é, entre os líderes referidos e outros das ligas mais importantes do Velho Continente, aquele que há mais tempo está sem perder, uma vez que desde a primeira jornada - derrota em casa por 3-1, frente ao Nacional, jogo disputado em 24 de Agosto - que não mais foi batido. Um feito que, apesar de não ter troféu, só pode encher de orgulho o grupo de trabalho sedeado no Estádio do Mar. É que, para encontrar um registo melhor, só mesmo recorrendo às ligas de segunda linha, onde o Slavia de Praga se apresenta como o emblema europeu há mais tempo invicto - não perde desde 3 de Agosto, batido pelo Slovan Liberec (2-1). A juntar a este feito há também o facto de o Leixões, cumpridas que estão dez jornadas da Liga Sagres, já ter defrontado Benfica, FC Porto e Sporting, só não tendo ganho ao clube da Luz, curiosamente o único dos três confrontos jogados em casa.
Quando, na pré-temporada, José Mota, em conversa informal com os jornalistas, lembrava que as suas equipas "começam sempre mal a época e se revelam depois com o andar da carruagem", certamente não imaginaria poder chegar tão alto e tão longe na projecção do seu trabalho. É que, aconteça o que acontecer hoje no Estádio da Luz, este título já ninguém tira ao Leixões.

Ao lado de Mourinho

Outro facto curioso em torno da carreira surpreendente do Leixões tem que ver com a percentagem de pontos ganhos nos jogos disputados pelas equipas que lideram as ligas alemã, espanhola, francesa, holandesa, inglesa, italiana, checa, portuguesa, croata e sérvia, para só citar as mais importantes. Também aí o Leixões tem uma posição de relevo. É que a equipa portuguesa está na quarta posição com 77% dos pontos ganhos, ao lado do Inter de José Mourinho, e apenas atrás do Slavia de Praga (80%), Barcelona (81%) e Partizan (83%). Não fosse o empate com a Naval, os portugueses estariam lado a lado no topo com os sérvios.

Quadro de invencibilidade
Clube Resultado Adversário Data da única derrota
Slávia Praga 1-2 Liberec 3 de Agosto
Leixões 1-3 Nacional 24 de Agosto
Partizan 0-1 Cukanicki 26 de Agosto
Barcelona 0-1 Numância 31 de Agosto
Inter 0-1 Milan 28 de Setembro
Chelsea 0-1 Liverpool 26 de Outubro
Quadro de pontos conseguidos
Clube Jogos Pontos Possíveis %
Partizan 14 35 42 83%
Barcelona 12 29 36 81%
Slávia Praga 15 36 45 80%
Leixões 10 23 30 77%
Inter 13 30 39 77%
Hoffenheim 15 34 42 76%
fonte: site O JOGO
Partilha no Google +

About Hugo Alves

---.
    Blogger Comment
    Facebook Comment