Destaques
....Em atualização

Os jovens, a escola e o futebol

O Leixões Sport Club, colectividade com enormes tradições na formação de futebolistas, preocupa-se cada vez mais com o acompanhamento escolar dos seus jovens atletas.
Nesse sentido o Prof. Artur Gonçalves, director do escalão de iniciados, promoveu um colóquio subordinado ao tema “A escola, o desporto de competição, incompatibilidades e prioridades”. Assunto de extrema importância num País onde o desporto escolar estruturado não existe, há falta de quadros competitivos a todos os níveis, concelhio, distrital ou nacional, que proporcionassem a realização de campeonatos e por acréscimo a possibilidade de os clubes escolherem os mais capazes para o desporto profissional ou de alto rendimento. Neste contexto, cabe aos pais acompanhar e conciliar a vida escolar e desportiva dos seus filhos.
O auditório do Estádio do Mar encheu para ouvir autarcas, treinadores, jornalistas e particularmente os futebolistas profissionais do Leixões, Carlos Fonseca e Paulo Tavares. Ambos estudantes universitários, por isso dois bons exemplos de sucesso nas vertentes escolar e desportiva.
Disse o centro campista, Paulo Tavares: “Sempre gostei de jogar futebol, mas desde muito cedo fui controlado de muito perto pelos meus pais. Ao mínimo descuido que é como quem diz quando vinha uma negativa no caderno das notas da escola, lá iam os treinos, a bola… a minha paixão. Como profissional de futebol, entendo que a formação escolar é fundamental para nos defendermos, se nos acontece uma lesão grave, ou no final das nossas carreiras. Com as dificuldades que existem para arranjar emprego, é mais uma ferramenta de que dispomos.”
O guarda redes Carlos Fonseca não fugiu das ideias do seu companheiro de equipa, acrescentando: "Penso que é importantes os pais estarem atentos ao aproveitamento escolar dos filhos. São idades em que a escola é facilmente trocada por outras motivações. Só alguns de vocês chegarão a profissionais, disse Carlos Fonseca. Aproveitai a prática do desporto para educardes o corpo. Fugi aos vícios, só levam à vossa destruição e à infelicidade dos vossos familiares”.
Formar bons futebolistas, mas acima de tudo grandes Homens, é o lema que preside ao futebol de formação do Leixões. A enorme adesão dos pais e dos jovens futebolistas, ao colóquio sobre “ A escola, o desporto de competição incompatibilidades e prioridades”, indicia um futuro de sucesso.
fonte & foto: site oficial LSC
Partilha no Google +

About Hugo Alves

---.
    Blogger Comment
    Facebook Comment