Destaques
....Em atualização

A primeira entrevista de Hans-Peter Berger

Percebe-se que Hans-Peter Berger é decidido, metódico e muito ambicioso. O novo guarda-redes do Leixões sabe exactamente o que quer obter na sua primeira experiência longe da Áustria: "Vim para ser o número um da baliza. Não estou aqui para ficar sentado no banco", afirmou sem menosprezar o valor de Beto, o titular nas últimas duas épocas. "Vou-me dedicar imenso durante o estágio, por isso o treinador irá escolher o melhor para defender os interesses da equipa", argumentou. Não se trata de excesso de confiança, mas a confissão "de uma aposta muito forte em ser uma opção séria na selecção austríaca". Hans-Peter Berger foi um dos quatro guarda-redes convocados para os trabalhos de preparação do Europeu de 2008. Foi muito pouco para saciar as suas aspirações. Pensou nas alternativas e concluiu que "se saísse do SV Ried, um clube pequeno, para representar um clube estrangeiro, as hipóteses aumentariam bastante". "O meu maior sonho é jogar pela selecção da Áustria", confessou, de resto um desejo comum a Beto, relativamente a Portugal.
Em Setembro completa 27 anos e até lá Hans-Peter conta "travar uma luta saudável com Beto, um bom guarda-redes". Porém, o austríaco vem "habituado a ser o primeiro e com uma rotina de três anos de jogos na UEFA". Vantagens a que acrescenta mais cinco semanas de preparação ainda no SV Ried. "A época na Áustria arranca a 9 de Julho, por isso aproveitei para manter a forma", concluiu.


Surf, compras e golfe
Acabou de se instalar num apartamento sobranceiro ao mar e já se sente integrado na comunidade. No seu primeiro dia no Paço da Boa Nova, Hans-Peter recebeu a reportagem d'OJOGO com a tranquilidade de quem conhece bem a zona. "Já sei onde fazer compras e como ir para o Estádio do Mar de carro", disse espantado com o fluxo de trânsito na avenida. Confessou que não resistiu em comprar o equipamento completo de surf para aprender a modalidade muito praticada nas praias de Leça. "Experimentei com o meu irmão, mas é complicado. É preciso muito equilíbrio", contou, esboçando um sorriso de quem vai repetir a façanha. Mas é no sossego dos 'greens' que Hans-Peter perde a noção do tempo. "Adoro golfe, é muito relaxante. Há dois campos perto daqui? Óptima notícia", regozijou.


"Clube estável e sem problemas"
Durante dez anos, Hans-Peter Berger nunca tentara a sorte noutro campeonato que não fosse o austríaco. As limitações do nível competitivo começaram a suscitar-lhe o desejo de experimentar outros desafios. Treinou uns dias na Académica, onde joga o seu irmão mais novo Markus Berger, mas o técnico Domingos Paciência "não precisava de mais guarda-redes". Regressou à Áustria até lhe chegar a proposta do Leixões. Era a grande oportunidade para dar o salto e logo para um clube "estável e sem problemas económicos". Hans-Peter está bem informado sobre a actualidade do futebol português, pois o irmão Markus já cá está há um ano "e só tem lido coisas muito boas sobre o Leixões". "Ele disse-me que os responsáveis são pessoas correctas e que cumprem os compromissos. Gerem bem o clube e não têm as dificuldades que afectam o Boavista", comentou.
fonte: O JOGO
foto: site oficial hans peter berger
Partilha no Google +

About Hugo Alves

---.
    Blogger Comment
    Facebook Comment