Destaques
....Em atualização

Só final inédito os pode salvar!

Não é novidade para ninguém dizer que o Leixões está em maus lençóis no que diz respeito à luta pela permanência, mas um olhar atento sobre o sucedido nas últimas três edições da Liga Sagres coloca o cenário num patamar ainda mais preocupante. Isto porque, normalmente, as equipas que chegam à 23ª jornada em zona de despromoção acabam mesmo por descer para a Liga Vitalis. Nas últimas três temporadas - ou seja, desde que o campeonato passou a ser disputado por 16 equipas - o Rio Ave foi a excepção que confirmou a regra.
E foi precisamente na época passada que os vila-condenses obtiveram esse feito. A sete jornadas do fim, ocupavam o último lugar, com 17 pontos, os mesmos do Belenenses e menos dois que o Trofense, mas graças a uma excelente ponta final evitaram a queda. Terminaram ainda num sensacional 12º posto, e Trofense e Belenenses ficaram na cauda, sendo que depois a equipa do Restelo beneficiou da despromoção administrativa do Estrela da Amadora.
Em 2007/08, um desastroso Leiria (nove pontos à 23ª jornada) e um Paços de Ferreira europeu (19) não conseguiram recuperar. Os pacenses, antepenúltimos no fim, ficaram a dois pontos do Leixões, mas salvaram-se na secretaria, por troca com o Boavista. Na época anterior (2006/07), Aves e Beira-Mar, com 13 e 15 pontos à 23ª ronda, respectivamente, também foram avessos a ultrapassagens na recta da meta e desceram para a Liga Vitalis, onde ainda permanecem. Naquele tempo, não houve casos laterais que lhes desse a permanência.
Perante este quadro, o Leixões terá de superar-se e contrariar a história recente para manter-se na Liga Sagres, até porque a desvantagem, na mesma altura do campeonato em anos anteriores, nunca foi tão grande em relação à linha de salvação: cinco pontos.
Fernando Castro Santos não facilita numa fase crucial
O Leixões está proibido de falhar e é o treinador que nesta altura dá o alerta principal aos jogadores. Fernando Castro Santos quer aproveitar a paragem ao máximo para aperfeiçoar o modelo da equipa e ontem não parou de gesticular e dar indicações em voz alta. No final, esteve alguns minutos à conversa com Cauê, que na semana passada treinou sempre como lateral-direito na equipa titular e que depois nem sequer foi convocado. Hoje, o Leixões joga em Guimarães (10h30) para a Liga Intercalar e o técnico espanhol deverá fazer alinhar os habituais titulares.
fonte: O JOGO online
Partilha no Google +

About Hugo Alves

---.
    Blogger Comment
    Facebook Comment