Destaques
....Em atualização

Comissão Disciplinar da Liga abre inquérito

A Comissão Disciplinar (CD) da Liga decidiu instaurar um processo de inquérito aos acontecimentos que envolveram o Benfica-Leixões, da primeira volta do campeonato, e que Record noticiou em primeira mão. O caso teve origem num alegado aliciamento aos três capitães do Leixões (Nuno Silva, Hugo Morais e Joel) por parte de Jorge Teixeira. Este empresário, de 32 anos, terá oferecido, em nome do Sp. Braga, 50 mil euros aos jogadores poucos dias antes da deslocação da equipa ao Estádio da Luz. O presidente do Sp. Braga, António Salvador, apresentou queixa na polícia, o Ministério Público (MP) abriu uma investigação e, de resto, Jorge Teixeira já tinha sido constituído arguido no início deste ano.
Em face do que foi público, é agora a CD da Liga que quer saber o que efetivamente terá ocorrido e avança com um inquérito que pode deixar clubes e jogadores implicados em risco de pesadas multas. O incentivo vindo de terceiros para que uma equipa obtenha uma vitória não constitui crime de corrupção no âmbito do fenómeno desportivo, mas é, ainda assim, um ilícito disciplinar, que até é considerado como grave infração no Regulamento Disciplinar.
A Liga já apresentou requerimento que lhe permita ter acesso ao processo (2273/09.4TABRG), o que, em casos desta natureza, é possível acontecer em função do ponto 7 do Artigo 86º do Código de Processo Penal. Assim, o que a CD da Liga pretende agora saber é se na tentativa de aliciamento (já admitida ao MPpelos três jogadores do Leixões) existe o envolvimento do Sp. Braga. A Comissão pode, então, considerar como suficiente a informação que irá encontrar e tomar uma decisão a partir daí. Mas também pode, em alternativa, proceder a notificações e realizar novas diligências, destinadas a confirmar matéria já apurada ou a acrescentar informação que considere relevante.
No que ainda diz respeito à investigação a cargo do Ministério Público, e tal como Record também adiantou a 27 de janeiro, um dos objetivos é perceber se existirão casos de infração mais grave, como por exemplo aliciamento para uma equipa se deixar derrotar, o que já configuraria prática de corrupção (bem como apurar, entre outras coisas, se o empresário Jorge Teixeira dispõe de condições para, em nome individual, poder fazer uma oferta no valor de 50 mil euros). Neste momento, o dossiê pode até já incluir outros jogos da Liga, para além deste Benfica-Leixões.
fonte: site RECORD
Partilha no Google +

About Hugo Alves

---.
    Blogger Comment
    Facebook Comment