14 de dezembro de 2008

Taça de Portugal > Leixões 5*-4 Benfica (após Penalties)

Na 5ª eliminatória da Taça de Portugal (Oitavos-de-Final), o Leixões recebeu, no Estádio do Mar, o Sport Lisboa e Benfica para mais um grande clássico do futebol português. Apesar da grande intempérie que se abateu durante todo o dia sobre a cidade de Matosinhos, o Estádio do Mar apresentou uma boa moldura humana.
Relativamente à partida, José Mota já pôde contar com Vasco Fernandes, castigado na última jornada da Liga Sagres, apresentando assim o seu melhor onze. Quanto ao Benfica, Quique Flores não tinha nenhum elemento castigado nem lesionado, apresentando também os melhores de início.
O Leixões entrou personalizado na partida, conseguindo pegar no jogo, com o Benfica a ter de correr atrás da bola. Aos 6 minutos, excelente jogada do ataque leixonense com Hugo Morais a centrar para Braga rematar, de pronto, ao lado da baliza de Moretto. Mesmo com a turma do Mar melhor no jogo, foi o Benfica que quase inaugurou o marcador não fosse o soberbo Beto. Pontapé de canto da esquerda com a bola a sobrar para Sidnei, na linha da pequena área, com tudo para inaugurar o marcador, rematou forte de pé esquerdo mas Beto, com uma defesa quase impossível a negar o golo. Excelente o guarda-redes leixonense que há muito merece a convocatória para a Selecção Nacional. O Benfica despertou e começou a chegar com maior perigo à baliza leixonense. Aos 30 minutos foi Reyes, a rematar de muito longe com a bola a sair ao lado. O Leixões respondeu na mesma moeda, com Hugo Morais a pôr à prova Moretto, num remate de longe que o guarda-redes brasileiro agarrou com segurança. A primeira parte chegava ao fim, com um resultado justo face ao que as duas equipas fizeram nos primeiros quarenta e cinco minutos, com o Leixões a estar um pouco melhor que o adversário.
Na segunda parte foi a turma lisboeta a entrar melhor mas sempre sem criar grande perigo. Aos 65 minutos, remate de Katsouranis de longe, com a bola a sair ao lado. A partida estava muito dividida a meio campo, sendo um jogo mais musculado, sem grandes oportunidades de golo. Apenas no final dos segundos quarenta e cinco minutos, houve perigo perto das balizas. Primeiro foi Reyes a rematar ao lado, depois Zé Manuel viu o seu remate negado por um defesa contrário. Segundos quarenta e cinco minutos, com ninguém a mostrar superioridade sobre a outra equipa.
O prolongamento da partida foi em tudo idêntico à segunda parte, muito disputado a meio campo, sem grandes situações de perigo. Aliás, uma partida destas só podia chegar ao desfecho que aconteceu. Mesmo assim, no minuto 112, Chumbinho na marcação de um livre directo rematou com a bola a passar rente à trave.
Nas grandes penalidades o protagonista voltou a ser Beto, o guarda-redes leixonense foi uo grande herói da vitória leixonense, ao defender a última grande penalidade do Benfica, cobrada por Reyes. Nas outras grandes penalidades ninguém falhou.
Grande vitória do Leixões que continua a fazer história nesta época. Não é para qualquer equipa ganhar aos três colossos portugueses. Todos estão de parabéns por esta fantástica vitória. Agora o sonho comanda a vida, e o nosso sonho é chegar ao Jamor. A turma do Mar está nos quartos-de-final da Taça de Portugal, com o sorteio a realizar-se já nesta semana.
Na próxima semana, o Leixões finaliza o ano civil de 2008 contra o Estrela da Amadora, partida que terá lugar no Estádio do Mar, pelas 16 Horas.
fonte: site oficial LSC
foto: ag. LUSA
grafismo: blog Leixões

Sem comentários:

Enviar um comentário