
Entrevistador: Enquanto atleta o que te levou a ser praticante de voleibol?
Tiago Sineiro: Desde pequeno que ia ver os jogos de voleibol do leixões e sempre gostei da modalidade. Como qualquer miúdo eu gostava de jogar futebol mas devido a não ser possível por razões médicas, os meus pais levaram-me a um treino de voleibol no leixões depois de verem um anúncio num jornal. Depois de iniciar a praticar o gosto que tinha pela modalidade tornou-se em paixão e é por isso que até hoje continuo a jogar apesar de estar no ensino superior.
Entrevistador: Quais foram para ti os títulos ou momentos que te deram mais prazer na sua conquista?
Tiago Sineiro: Todos os títulos dão prazer porque ganhar é sempre bom. Quando se joga por divertimento e com a vitória no pensamento é ainda melhor. A primeira vez que fui campeão nacional foi algo que nunca tinha sentido e foi uma sensação única e que deu ainda maior vontade de no ano seguinte ser outra vez. Pensar que se está envolvido na melhor equipa do país é excelente.
Entrevistador: Na tua carreira ainda jovem como atleta, qual foi para ti o momento mais divertido ao longo destes tempos?
Tiago Sineiro: Apesar de a minha carreira ser jovem penso que consegui algumas coisas engraçadas na formação. É óptimo saber que se está envolvido numa parte histórica da formação do clube dado que nunca ninguém conseguiu ser quatro vezes seguidas ser campeão nacional. No entanto, os melhores momentos são aqueles em que se faz amigos e que fazem parte da nossa vida. Na equipa sénior sem dúvida que os melhores momentos foram a minha estreia contra o Benfica com o pavilhão com uma boa casa e a minha estreia a titular contra o Sporting de Espinho que tinha e tem jogadores do melhor que há a nível nacional. Jogar contra atletas como o Miguel Maia e o Roberto Reis foi inesquecível.
Entrevistador: Esta época integraste o plantel senior de voleibol do leixões.Como foi para ti essa integração?
Tiago Sineiro: Eu integrei a equipa sénior do Leixões a época passada. A integração foi boa apesar de eu considerar que um pouco lenta devido à minha personalidade e estar a treinar com atletas que já foram internacionais e que são realmente muito bons. No entanto, os meus companheiros sempre me puseram à vontade e sempre me ajudaram nos treinos o que foi muito bom.
Entrevistador: Quem foi o colega que te deu mais prazer trabalhar ou que mais te marcou?
Tiago Sineiro: Na formação deu-me prazer treinar com todos porque éramos um grupo de miúdos com doze, treze anos e jogamos juntos até época passada. Fomos sempre unidos e todos tínhamos a mesma mentalidade e nosso sucesso na formação vem muito daí apesar da parte técnica e táctica também ser importante. Na equipa sénior existem duas pessoas com quem me deu um prazer enorme trabalhar. O Bruno Lima porque foi das pessoas que mais me incentivava nos treinos e penso que se não fosse a sua baixa estatura tinha dado um distribuidor com muito mais sucesso do que teve. A outra pessoa com quem me deu prazer treinar foi o Pedro Rosas apesar de só ter treinado com ele este ano. É um atleta que tem uma mentalidade ganhadora e dá sempre tudo no treino e exige sempre o máximo dele e de todos. Penso que um atleta que queira ter sucesso tem que ter esta mentalidade e esta atitude.
Entrevistador: Ao longo dos anos enquanto praticante de voleibol deves ter tido treinadores que fizeram a diferença. Fala-nos um pouco deles?
Tiago Sineiro: Todos os treinadores foram importantes para mim. O professor Rui Moreira foi o meu primeiro treinador e é uma excelente pessoa. Depois tive o Nandinho e o professor Bruno Carvalho e o João Malheiro que sempre puxaram muito por mim e que sempre acreditaram em mim. Tive depois o prof Nelson que foi o primeiro treinador que nos levou a uma fase final do campeonato nacional e que por pouco não fomos campeões nacionais. De seguida tive o João Pedro. Foi um treinador que me incutiu uma mentalidade ganhadora e que nos fez ver que tínhamos enorme potencial e nos levou a três títulos seguidos de campeões nacionais. Uma pessoa que queria sempre o máximo de todos e que é um amigo fora dos pavilhões. Aprendi muito com ele e devo muito a ele como atleta e como pessoa porque o desporto também molda a nossa personalidade. Foram três anos maravilhosos e que me deram um prazer enorme. Na época passada tive o prof Bento que nos levou a mais um título de campeão nacional. Já tinha sido meu treinador nos centros de formação e é uma excelente pessoa que já tem alguns anos de voleibol. Por último tive o prof Mário que foi o treinador que apostou em mim na equipa sénior quando ainda era júnior. Vivi uma experiência espectacular graças a essa aposta e agradeço muito por isso. Um treinador que me ajudou muito a nível técnico e táctico na realidade que é o escalão sénior e sei que continuará a olhar para minha evolução mesmo estando emprestado neste momento.
Entrevistador: Muitas das vezes os atletas mais novos são praxados. Como foram para ti as praxes na equipa sénior? Nos juniores também tinham estes rituais?
Tiago Sineiro: As praxes para mim foram encaradas de uma forma positiva. Devido a já termos esse ritual nas camadas jovens foram encaradas sempre de uma forma positiva porque considero que essas praxes são uma forma de integração na equipa.
Entrevistador: Neste preciso momento estás na equipa senior da AAS Mamede emprestado pelo Leixões.Como está a decorrer para ti esta nova aventura?
Tiago Sineiro: Ainda é um pouco cedo para falar sobre a minha nova equipa já que tenho pouco tempo no clube. No entanto, já deu para perceber que a equipa tem potencial e tem objectivos claros em relação ao que quer no campeonato nacional da A2. Eu sou apenas mais um onde pretendo evoluir e ajudar a equipa nesses objectivos.
Entrevistador: Quais as tuas prespectivas para futuro? Esperas regressar ao teu clube de coração?
Tiago Sineiro: A minha perspectiva para o futuro é evoluir e jogar. Penso que um atleta evolui a jogar e essa é a razão do meu empréstimo. Em relação a regressar ao Leixões esse é o meu grande objectivo pessoal a curto médio prazo. Sou leixonense desde que me conheço e foi aí que fiz a minha formação e é aí que quero regressar e jogar pelo clube no A1. Sei que tenho que trabalhar muito para regressar e jogar mas também sei que não vou desistir desse objectivo.
Entrevistador: O que achas do blogue?
Tiago Sineiro: Eu conheço o blog e desde já dou os meus parabéns à administração. Penso que é um blog reconhecido pelos atletas, treinadores e seccionistas das equipas do Leixões onde todos fazem parte do Leixões e é de louvar todo o esforço produzido pelo Teixas para que isto seja possível. Agradeço também os comentários de apoio que fizeram aquando da notícia do meu empréstimo. Viva o Leixões!
foto: luzir.eu
Sem comentários:
Enviar um comentário