Terminou à poucos minutos mais uma reunião da Tertúlia Leixonense em que Pedro Correia, Adelino Gomes e João Faneco foram os convidados numa sessão que teve como mote o Futebol Formação do Leixões e o seu futuro.
O director geral do futebol formação, Adelino Gomes começou por dar números em relação a jogadores, elementos do staff técnico e directores. São cerca de 400 atletas das escolas até aos juniores sendo que ao staff técnico pertencem 35 elementos mais 12 directores nos vários escalões sendo que estes trabalham sem remuneração.
Todos os escalões desde as escolinhas João Faneco até aos juniores B pagam uma mensalidade de 30€ sendo que não se inclui juniores A uma vez que estes estão adstritos à SAD do clube. Quanto a valores, neste momento o Leixões deve apenas a treinadores sendo que conta com a colaboração dos BV Leixões, Coemato e Portuguesa de Leça no que diz respeito a transportes. A casa do atleta também está sob a alçada do futebol formação sendo que a mesma ao longo do último ano sofreu algumas alterações com vista à sua melhoria sendo que, também aqui, o Leixões conta com apoio do Restaurante Açoreana e do Restaurante 27.
O trabalho no futebol formação tem sido feito e esse mesmo trabalho tem dado frutos ou não fosse a promoção aos seniores de 4 atletas (Ricardo Pinto, João Beirão, Luís Silva e Nélson Sampaio) sendo que há ainda contratos de formação em estudo além do Danilo, Hugo Guedes e José Chastre.
Há ainda que referir o caso da venda de jogadores ao SL Benfica: Tiago Bizarro e João Lima - ambos de iniciados sub-15 - foram vendidos ao clube de Lisboa sendo que, neste ponto, ficaram ressalvados os direitos desportivos do Leixões SC no que diz respeito a ambos.
Quanto a João Faneco - que luta diariamente contra as adversidades de falta de campos - voltou a focar o caso do Campo de Santana (inactivo desde 1964) e deu elogios ao vereador do Desporto pelo trabalho realizado, nomeadamente no que concerne ao campo polidesportivo do Bairro dos Pescadores.
O coordenador técnico Pedro Correia, por seu turno, deu a conhecer ao auditório presente o projecto Leixões de Matosinhos que passa por 3 fases estando neste momento numa segunda fase: 1) Matosinhos; 2) Tsunami (que em nada tem a ver com o nome da empresa); 3) Leixões de Matosinhos. Nesta segunda fase o objectivo primordial é potenciar a formação do clube e por isso mesmo estão captações a decorrer em diversos escalões (AQUI). O aumento de equipas por escalão de formação é também uma realidade que vai incidir principalmente nos infantis e iniciados) sendo que é criado um perfil de treinador e de jogador assim como de director.
Não foi esquecido o futebol feminino que está enquadrado no futebol formação do Leixões Sport Club sendo que também aqui se mexeu levando à criação de uma equipa de sub-17 sendo que fica desde já a promessa de na próxima temporada se incomodar mais os que vencem sempre e chegar ainda mais alto que do que na presente temporada.
10 desabafos :
O que é isto de Tsunami? Será que alguém pode explicar aos adeptos. Não diz mais nada sobre o assunto.
os juniores B pagaram 30 € . acho muito mal . já são muito velhos para pagarem mensalidade
Estava á espera de um projecto ambicioso para a formaçao, a exemplo do que faz nos clubes grandes, um projecto arrojado em que as ekipas de formaçao de competiçao estejam associadas á escola, assim, uma parte do dia ocupada na escola e outra parte ocupada no leixoes em que pudessem treinar todos os dias durante o dia, também é necessario mais instaçaoes com espaços de estudo e convivio, assim ficam reunidas todas as condiçoes para se formar grandes jogadores para servir os seniores, o futuro da formaçao tem de ser este o caminho e nao foi nada disto que foi discutido, é pena pois o Leixoes merecia mais.
a minha questão é: ao anónimo das 12h34... se esteve lá - como diz - porque é que não falou da situação e não deu essas sugestões?!
Completamente de acordo com o que o Hugo diz.So sabem é criticar tudo e todos...
Assinado:Nuno Correia
Eu nao estive lá, eu apenas comentei o ke foi escrito, ou seja, achei pouco, gostava e achava que o Leixoes podia ter outras condiçoes para a formaçao e por isso dei a minha opiniao baseada noutros clubes, ou seja, o Leixoes devia ter um projecto ambicioso, nao concordam?
o projecto do Leixões é extremamente ambicioso porque vai quebrar linhas que estavam implantadas e vai viram-se para dentro, para Matosinhos, para além disso respondendo ao anónimo das 13:15 existe um protocolo com o externato santa clara, que foi falado, mas devia ter ido lá, assim ficava ilucidado e percebia que o que falou já está à muito a ser implamentado, apareça nas tertúlias e opine depois de saber do que fala. De certeza que não queria que o Hugo transcrevesse 3 horas de reunião?!
Parabéns hugo pelo teu excelente trabalho...
Nem precisava de perguntar se estivesse informado (nem que fosse pelo blog) que decorre desde o início do ano um Curso EFA de Gestão Desportiva no Estádio do Mar e no Externato Santa Clara (onde são leccionadas disciplinas específicas)
agora e que a formaçao começa a dar os seu frutos, 4 grandes jogadores promovidos aos seniores, os seniores esta temporada jogaram varias vezes no mar, coisa que ja nao acontecia ha anos. Nunca houvi falar da formaçao do leixoes tanto como oiço agora.
Parabens Adelino Gomes, Prof. Pedro Correia e a todos os restantes 398 elementos da formaçao do leixoes!
meus amigos Leixonenses,este e um projeto credivel para a realidade finançeira do Leixoes,se nao fosse a coragem da atual Direçao,aprovar o pagamento das mensalidades,como ja se faz noutros clubes e por valores mais elevados a Formaçao do Leixoes podia acabar,nao tenham duvidas,e de louvar quem tomou esta decisao a bem do nosso Leixoes e da sua sustentabilidade finaçeira,e so fazer contas e pensar um pouco,Viva o LEIXOES
Enviar um comentário